
Design: Logo da Rede de Mulheres da Austrália não deu certo
Há logos que, definitivamente, não funcionam bem por parecer outra coisa. E fica aquela pergunta: será que ninguém percebeu antes de...

Conscientização: McDonald's da Noruega faz campanha para clientes jogarem lixo no lixo
Às vezes as marcas fazem campanhas para ir além do que ela vende. Nesse caso aqui, o McDonald's da Noruega está fazendo uma campanha,...

Sustentabilidade: Corona faz concurso de "pesca de plástico" e premia quem mais despolui o mar
Muitas marcas criam ações sustentáveis em parceria com o Marketing. Recentemente (março/2022) a Corona, marca de cervejas, fez um...

McDonald's faz campanha para motoristas não comerem enquanto dirigem
Esse exemplo é excelente para mostrar a alunos de Marketing que as empresas podem ir além de falar simplesmente sobre seus produtos (e...
Tendência: Atacarejos correspondem a 40% das vendas no Brasil
Uma pesquisa recente (março/2022) da McKinsey mostrou alguns dados sobre varejo no Brasil - e isso pode ser usado para aulas sobre...

Caso: Empresas que não fazem logística reversa podem ter até executivos presos
Essa reportagem saiu na Istoé e o link está aqui: https://www.istoedinheiro.com.br/logistica-reversa-empresas-correm-para-se-adequar-sob-...
Slides: Fidelidade
Esse arquivo (12 slides) é utilizado para aulas sobre construção e manutenção da fidelidade dos clientes. É dividido em: "interação com...
Pesquisa: Quase metade das pessoas deixam de comprar após ficarem insatisfeitas
Uma pesquisa realizada pela PwC (publicada em março/22) mostrou que 47% dos brasileiros deixam de comprar uma marca em caso de...

Posicionamento: Powerade lança campanha que incentiva pausas
O que geralmente estamos acostumados a ver como posicionamento de uma bebida esportiva? Que quem tomá-la vai conseguir ir além; que ela...
Market Share: Um texto bem simples e didático sobre como calcular
Calcular market share não é algo tão difícil assim: basta dividir o faturamento de uma empresa pelo faturamento de toda a indústria. O...

Inclusão: Rexona desenvolve embalagem projetada para pessoas com deficiência
Em abril de 2021 a Unilever, com a marca Rexona (Degree em alguns países) lançou um protótipo de embalagem direcionada para pessoas com...

Domino's lança por tempo limitado pizza com 34 ingredientes
Não entendi exatamente o objetivo dessa ação (talvez nem tenha um objetivo definido e tenha sido somente para chamar a atenção), mas...

Sustentabilidade: Dove começa a vender sabonete em forma de refil
Com o objetivo de ser mais amigável ao meio ambiente, a Dove começou a vender (nos Estados Unidos) uma embalagem de sabonete líquido de...

Estratégia: Honda faz parceria com Sony para criar carros elétricos
A Honda é boa para fazer carros. A Sony é boa para fazer eletrônicos. O futuro é o automóvel elétrico. Nenhuma das duas sabe muito bem...

Experiência: Supermercado de Portugal coloca preços 14% a mais só para homens no Dia da Mulher
Em Portugal o salário das mulheres é, em média, 14% menor do que o dos homens. Em uma ação para o Dia da Mulher de 2022, o Minipreço,...

Marketing Integrado: Seara liga para clientes premiados como se fosse o Big Fone
A Seara, patrocinadora do Big Brother, está fazendo uma promoção em que os ganhadores vão se sentir como se estivessem atendendo o Big...

Modelo de Negócio: Disney+ anuncia plano mais barato, mas com anúncios
A Disney anunciou que seu serviço de streaming, Disney+, terá uma nova opção de plano que não estamos acostumados a ver nesse tipo de...

Novos Clientes: Pão de Açúcar passa a vender produtos Taeq em vending machines
Excelente exemplo para ser usado na hora de explicar a Matriz de Ansoff (mesmo produto, novos clientes) ou falar sobre estratégias de...

Marketing de Causa: Dádiva lança pack de cerveja para mostrar desigualdade de salários entre gêneros
Exemplo para ser utilizado em aulas sobre Marketing de Causa, datas comemorativas, novas embalagens, embalagens criativas e copywriting....

Collab: Ovo de páscoa Kopenhagen e Vivara
Na hora de escolher uma marca parceira, é interessante que a empresa escolha uma marca que tenha sintonia, mesmos valores e, de...