top of page
  • Foto do escritorAltair Camargo

Slides: Orientação da Empresa

Slides de aula para mostrar que a empresa pode ser orientada para vários tipos: para produção, para produto, para vendas, para marketing e para marketing holístico. Trago vários exemplos de cada uma dessa orientação.


É interessante discutir com os alunos que algumas empresas (e, especialmente, novos empreendedores) focam na "orientação para produção", querendo produzir o produto com o preço mais baixo possível - e raramente isso é sinônimo de sucesso. O mesmo acontece com empresas que querem produzir "o melhor produto" e se esquecem de entender se é aquilo que o cliente realmente quer.


Falo um pouco também sobre marketing de relacionamento (no sentido de se buscar relacionamento de longo prazo com os clientes), marketing interno (gosto disso - de a empresa ser voltada para o marketing) e marketing de desempenho.


Essa aula pode ser usada em disciplinas de graduação ou de pós-graduação. Sobre o tempo, vai depender da quantidade de disciplinas de Marketing há no currículo. Caso se dê um foco maior no Marketing, é possível gastar duas aulas de 1h30 com esses slides em uma turma de graduação. Pode-se utilizá-los também em disciplinas de Fundamentos de Administração, a fim de mostrara como um negócio pode ser orientado.


Nível: Graduação ou pós-graduação.

Aplicações: Fundamentos de Marketing; Marketing I; Introdução ao Marketing; Fundamentos de Administração.


Baixe aqui:

Orientação da Empresa
.pptx
Download PPTX • 48.21MB

bottom of page