• Altair Camargo

Tendência: Atacarejos correspondem a 40% das vendas no Brasil

Uma pesquisa recente (março/2022) da McKinsey mostrou alguns dados sobre varejo no Brasil - e isso pode ser usado para aulas sobre varejo, estratégia e empreendedorismo, por exemplo.


Alguns números:

- O atacarejo é a única modalidade de varejo alimentar brasileiro que cresceu entre 2020. Foi de 35,4% para 40,1% de participação no mercado;

- Estima-se que o atacarejo passe a representar 50% das vendas no setor de alimentação nos próximos anos;

- 70% dos consumidores estão em busca de preços melhores;

- 40% dos consumidores estão abertos a comprar produtos do segmento econômico;

- Em 2021, as vendas nos hipermercados caíram 20% em relação a 2020;

- As lojas de conveniência registraram queda nas vendas de 9% no mesmo período. Supermercados registraram queda de 6%.


Em sala de aula pode-se complementar esses dados com algum caso prático e incentivar os alunos, por exemplo, a desenvolver estratégias para recuperar algum varejista que está sofrendo com a queda nas vendas ou criar novos negócios a partir desse novo cenário econômico.


Notícia original:

https://www.savarejo.com.br/detalhe/reportagens/saiba-quais-formatos-de-loja-perderam-mais-vendas


https://www.savarejo.com.br/detalhe/reportagens/atacarejo-ja-responde-por-40-das-vendas-do-setor-alimentar-no-brasil-e-pode-chegar-a-50

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo