• Altair Camargo

Sustentabilidade: Corona faz concurso de "pesca de plástico" e premia quem mais despolui o mar

Muitas marcas criam ações sustentáveis em parceria com o Marketing. Recentemente (março/2022) a Corona, marca de cervejas, fez um "Torneio de Pesca de Plástico" em Caraguatatuba (SP). Participaram 55 pescadores em equipes e foram retirados mais de 1 tonelada de resíduos do mar, sendo mais de 500 quilos de plástico.


A Corona deu uma premiação em dinheiro para as três melhores equipes, pagou para todos os participantes o equivalente a um dia de trabalho e, ainda, pagou por cada quilo de plástico retirado do mar. Esse torneio acontece também em outros países e, segundo a marca, já foram retiradas mais de 5 toneladas de plástico do mar em todas as ações.


Particularmente gosto de ações que unem marketing com sustentabilidade, mas isso pode gerar discussões em sala de aula. Algumas perguntas podem ser, por exemplo:

- Até que ponto vale unir ações de sustentabilidade com Marketing?

- O que pode acontecer se os clientes acharem que as ações de sustentabilidade não são reais, mas somente forma de divulgação das marcas?

- É realmente necessário divulgar ações sustentáveis?

- Quais as vantagens e desvantagens de fazer ações desse tipo?


Ainda, pode-se utilizar esse exemplo para incentivar alunos a desenvolverem ações práticas de sustentabilidade social - por exemplo, em uma aula de empreendedorismo.




Notícia original: https://gkpb.com.br/88442/corona-meia-tonelada-de-plastico/

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