• Altair Camargo

Caso de Ensino: Segmentação / Posicionamento

Esse é um caso de ensino a ser usado em aulas de segmentação e posicionamento. Uma das coisas que mais o fazem interessante é a empresa analisada: um sex shop (o que costuma atrair a atenção dos alunos).


O caso não é tão grande assim (é possível que os alunos leiam somente as 5 primeiras páginas), o que sempre é bom para aulas de graduação. Traz questões para discussão (sobre segmentação e posicionamento) com possíveis respostas e sobre como a aula deve ser guiada com os alunos.


O próprio texto avisa que "Este caso pode ser usado em aulas sobre posicionamento, segmentação ou empreendedorismo, em disciplinas de Marketing, de cursos de extensão ou pós-graduação. Espera-se que os alunos percebam que a toda segmentação de mercado corresponde um ajuste na oferta, afetando, muito provavelmente, todos os aspectos do plano de marketing, ou grande parte dele".


Recomendo muito para aulas de graduação!


Ele foi apresentado do EnAnpad de 2008 e pode ser baixado aqui: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EPQ-A822.pdf.

0 comentário